Operação Valquíria, 2009

Do Diretor: Bryan Singer (Superman- oretorno, X-men 2)
Título Original: Valquirie

A Operação Valquíria foi um dos diversos atentados contra Adolf Hitler, e aconteceu no dia 20/07/1944, no quartel secreto de Hitler, a toca do lobo. Foi comandado pelo Coronel Claus Von Stauffenberg, que é interpretado no filme por Tom Cruise.

O Coronel Claus era um homem de confiança de Hitler, mas não suportando mais ver a violência e atentados contra civis, tramou e comandou a Operação Valquíria. Ele mesmo seria o responsável por levar duas bombas á toca do lobo, onde iria ocorrer uma reunião secreta entre Hitler e sua tropa nazista. O plano era deixar as duas bombas dentro de malas próximas ao lugar onde Hitler estaria e o Coronel sairia antes da sala com a desculpa de atender uma chamada telefônica. O plano perfeito.

No ínicio da reunião, o Coronel Stauffenberg posiciona a mala com uma bomba no pé da mesa ao lado de Hitler, mas a mesma é trocada por engano por um dos oficiais que a deixa ao pé de outra mesa, distante de Hitler. O Coronel está ao lado de fora e foge acreditando que todos na sala estão mortos.

Porém, o plano foi mal sucedido pois a sala de reunião foi trocada por uma sala aberta, e antecipada em 30 minutos, fazendo com que o Coronel Stauffenberg não tivesse tempo de armar a segunda bomba. Com apenas o impacto de uma bomba em uma sala aberta, não seria o suficiente para matar todos na sala.

O Coronel segue seu plano, sem saber que Hitler estava vivo. Logo o plano é descoberto e Hitler manda matar todos os conspiradores. O Coronel e seus homens foram executados na mesma noite do atentado.

O diretor passa consegue passar toda a emoção nesse longa espetácular. Eu, que adoro histórias da Segunda Guerra, posso dizer que dá pra sentir o que foi a Operação Valquíria. Filmaço!

0 comentários:

Postar um comentário